MercadoScania prevê alta nas vendas de caminhões, ônibus e serviços em 2020

Mercado de caminhões deverá crescer de 10 a 15%; O ano de 2019 marcou a chegada da Nova Geração de caminhões que oferece uma nova era de rentabilidade, e o início das vendas dos caminhões a gás A expectativa da Scania para 2020 é de crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação: caminhões, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. O portfólio com as melhores soluções do mercado,...
tratho

Mercado de caminhões deverá crescer de 10 a 15%; O ano de 2019 marcou a chegada da Nova Geração de caminhões que oferece uma nova era de rentabilidade, e o início das vendas dos caminhões a gás

A expectativa da Scania para 2020 é de crescimento nas vendas em todos os seus mercados de atuação: caminhões, ônibus, serviços e motores industriais, marítimos e para geração de energia. O portfólio com as melhores soluções do mercado, a rede e equipes mais bem preparadas, a real parceria com os clientes e uma esperada continuidade do aquecimento da economia nacional são os principais ingredientes para as perspectivas positivas. A maior novidade para o mercado de 2019, a Nova Geração de caminhões com 12% a mais de economia em comparação à anterior, registrou mais de 12.000 encomendas. 

Roberto Barral

“Para 2020, ainda existem algumas incertezas sobre os rumos das economias global e nacional, por isto estamos com um otimismo moderado neste momento. Mas, a fase da Scania no Brasil é ótima e nossas projeções são de crescimento em todos os segmentos”, afirma Roberto Barral, vice-presidente das Operações Comerciais da Scania no Brasil. “Vai avançando também nossa jornada liderando o sistema de transporte para ser mais sustentável. Em 2020, temos mais dois importantes passos com a tecnologia de motores a gás e/ou biometano com as entregas dos caminhões a partir de abril e o início das vendas dos ônibus, no segundo semestre.”

Silvio Munhoz

A Scania, parceira líder na transição para um sistema de transporte mais sustentável, acredita que em 2020 o mercado de caminhões em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), deverá crescer entre 10% e 15% na comparação com 2019. “Vamos seguir comprovando com os clientes a maior rentabilidade que a Nova Geração traz. Muitos clientes estão superando os 12% de economia de combustível”, diz Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil.

Fábio D’Angelo

Nos ônibus, a visão é de acréscimo no segmento rodoviário. “Nossa previsão é crescer até 5%. Algumas incertezas com o movimento de desregulamentação de linhas e a crescente atuação dos aplicativos levará o mercado a uma adaptação ao longo do ano. Nos urbanos, deveremos fazer um volume próximo de 2019”, conta Fábio D´Angelo, novo gerente de Vendas de Ônibus da Scania no Brasil.

Marcelo Montanha

Em Serviços, o novo diretor Marcelo Montanha, acredita numa alta de 33% no portfólio de programas de manutenção (carteira de planos ativos). “A Scania vem revolucionando as soluções de serviços nos últimos anos, e vamos trazer ainda mais novidades para 2020. Estamos reestruturando alguns programas para dar mais um passo à frente. A conectividade trará ainda mais benefícios à gestão da frota. Já temos mais de 30 mil veículos conectados no Brasil.”      

Celso Medonça

Já na área de motores industriais, marítimos e para geração de energia a projeção é de seguir o crescimento da economia em 2020. O portfólio tem opções movidas a diesel, biogás e biometano. “Somos líderes mundiais em tecnologia para estes três segmentos. No Brasil, acreditamos num crescimento econômico e no aumento das demandas em função do aquecimento da indústria e pela geração distribuída. Associado à ampliação de necessidade por energia limpa e ao rendimento satisfatório comprovado pelos clientes na comparação com o diesel esperamos superar o dobro dos pedidos de 2019 na aplicação de gás natural e biometano nos grandes equipamentos consumidores de energia. O gás é o futuro para esta indústria”, explica Celso Mendonça, gerente de Vendas de Motores da Scania no Brasil.

Scania prevê alta de 10 a 15% no mercado de caminhões em 2020

A continuidade da comprovação da economia de 12% de economia da Nova Geração e o início das entregas da linha a gás serão os destaques

Após um ano de absoluto sucesso de sua Nova Geração de caminhões, a Scania acredita que o mercado de caminhões poderá crescer de 10 a 15%, na faixa em que atua, acima de 16 t (semipesados e pesados), na comparação com 2019.

“Estamos com um otimismo moderado por conta de algumas incertezas econômicas, mas confiantes e animados com os desafios que teremos em 2020. A chegada da Nova Geração revolucionou o mercado. Nossa promessa de economia de 12% em comparação com a geração anterior, está sendo comprovada. Aliás, inúmeros clientes estão superando esta média. A satisfação geral é um indicador do sucesso”, afirma Silvio Munhoz, diretor comercial da Scania no Brasil. “Outra ótima notícia é o começo das entregas das encomendas dos caminhões a gás e/ou biometano a partir de abril. Já estamos recebendo as encomendas desde outubro. É mais um passo em nossa jornada na liderança para um sistema de transporte mais sustentável.”

“Em 2020, de modo geral, o agronegócio vai puxar novamente as vendas para cima e as aplicações que deverão se destacar serão carga fracionada e líquidos inflamáveis. No mercado fora de estrada, uma das apostas está na alta do transporte para a cadeia da cana de açúcar, além de boas oportunidades na mineração”, explica Munhoz.

2019: Nova Geração fazendo história

O ano passado marcou o início das entregas da Nova Geração de caminhões e também de resultados de vendas importantes. O Brasil foi novamente o maior mercado de caminhões da Scania no mundo. Na faixa de atuação da fabricante (acima de 16t – semipesados e pesados) – foram 12.755 caminhões emplacados (o maior volume dos últimos cinco anos), uma alta de 47,6% em comparação com as 8.643 unidades de 2018. A participação de mercado subiu de 16,4% para 17%. As aplicações que mais se destacaram foram para o agronegócio, as cargas gerais e o transporte frigorificado. Com 1.314 unidades, quase o triplo em relação a 2018, o segmento fora de estrada obteve o maior volume dos últimos anos. Já a indústria registrou 74.917 veículos (2019) versus 52.652 (2018). Um aumento de 42,3%.

Nos pesados, o aumento da Scania foi de 57,7% enquanto a categoria cresceu 48,4%. Houve o emplacamento de 12.667 caminhões contra as 8.031 unidades do exercício anterior. A participação subiu de 23,1% para 24,5. A indústria computou 51.635 veículos (2019) versus 34.785 (2018). Nos semipesados foram 88 unidades emplacadas e participação de 0,4%.

“Em 2019, levando em conta a indústria acima de 16t e também a categoria de pesados a Scania cresceu em volume mais do que o mercado, e ainda ganhou participação. Mas, o mais importante foi manter a rentabilidade do negócio. De nada adianta só fazer volumes e perseguir freneticamente a liderança sem margens consistentes para a saúde financeira da empresa”, salienta Munhoz.

Que estreia! R 450, o segundo mais emplacado da indústria e dos pesados

O R 450 começou com o pé direito sua história no mercado. Já no primeiro ano ficou em segundo lugar no ranking geral da indústria e na mesma posição na categoria dos pesados. Desta forma, ele repete a trajetória inicial com a vice-liderança nos pesados justamente de quem sucedeu, o R 440 (o modelo mais vendido da história da marca).

De acordo com o ranking da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), o R 450 teve 5.348 modelos registrados (10,3% de participação nos pesados). “O R 450 está mais rentável do que foi o R 440, com a promessa de 12% de economia de diesel sobre seu antecessor. A vocação para aplicações ainda mais variadas comprova a eficiente performance. O interesse dos clientes só aumenta.”

B8 Comunicação e Editora

A B8 Comunicação desenvolve projetos editoriais completos, desde a concepção até a publicação. Nosso trabalho envolve a criação de projetos gráficos, coordenação de pautas, reportagens, entrevistas, produção e edição de textos, serviços fotográficos, edição de imagens, diagramação, editoração eletrônica, pré-impressão e comercialização de espaços publicitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

SOMOS PROFISSIONAIS DIGITAIS CERTIFICADOS:

B8 Comunicação

Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.

BANCO DE IMAGENS: Freepik.com

Newsletter

B8 Comunicação, 2018 © Todos os direitos reservados.