TecnocientíficoPROCESSOS DE ELETRODEPOSIÇÃO DO COBRE E CROMO NA INDÚSTRIA DE CILINDROS DE ROTOGRAVURA

AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS DOS PROCESSOS DE ELETRODEPOSIÇÃO DO COBRE E CROMO NA INDÚSTRIA DE CILINDROS DE ROTOGRAVURA USANDO ELETROCOAGULAÇÃO-FLOTAÇÃO DE ALTA EFICIÊNCIA por Pedro de Araújo RESUMO Com intuito de salvar metais, água, energia elétrica e minimizar a geração de resíduos sólidos, recursos naturais de relevante valor ambiental, este trabalho apresenta técnica para tratamento eletrolítico de resíduos líquidos. Foi construído um reator de eletrocoagulação-flotação de alta eficiência (ECOFAE), em escala piloto de...

AVALIAÇÃO E MITIGAÇÃO DE RESÍDUOS LÍQUIDOS DOS PROCESSOS DE ELETRODEPOSIÇÃO DO COBRE E CROMO NA INDÚSTRIA DE CILINDROS DE ROTOGRAVURA USANDO ELETROCOAGULAÇÃO-FLOTAÇÃO DE ALTA EFICIÊNCIA

por Pedro de Araújo

RESUMO

Com intuito de salvar metais, água, energia elétrica e minimizar a geração de resíduos sólidos, recursos naturais de relevante valor ambiental, este trabalho apresenta técnica para tratamento eletrolítico de resíduos líquidos. Foi construído um reator de eletrocoagulação-flotação de alta eficiência (ECOFAE), em escala piloto de bancada, onde promovida por fonte de corrente contínua durante eletrólise há geração in situ de íons metálicos que formarão moléculas em reações de eletrocoagulação, eletrofloculação e eletroflotação, proporcionando ganhos em relação aos métodos tradicionais de reações físico-químicas (RFQ) utilizadas nos sistemas de tratamento de águas residuárias (STAR) para mitigação de resíduos líquidos. O resíduo líquido estudado foi gerado na eletrodeposição de revestimentos de cobre e cromo para fabricação dos cilindros de rotogravura, de indústria cuja atividade é utilizadora de grande quantidade de água e metais em sua operacionalização. Cobre (II) [173,19mg L-1] e cromo (VI) [280,79mg L-1 ] tiveram 99,99% de remoção do resíduo líquido tratado no reator ECOFAE, entretanto para este tipo de composição química contendo diversidade iônica não existe uma tecnologia capaz de isoladamente remover todos os seus contaminantes sem combinação com outra tecnologia de mitigação. Resultados obtidos foram usados para dimensionar o reator ECOFAE para implantação na empresa estudada (EE), demonstram alternativas existentes para mitigação de resíduos líquidos das empresas potencialmente poluidoras dos ramos: galvanoplastia, circuito impresso, rotogravura, mineração e correlatas para salvarem recursos naturais e agir para a sustentabilidade do planeta, ação não mais possível de ser adiada diante do atual cenário mundial de insustentabilidade estabelecida por excessiva ação antrópica negativa.

Leia mais

Pedro de Araújo, MBA em Gestão Ambiental e Desenvolvimento Sustentável, Pós Graduando em Perícia e Auditoria Ambiental, Tecnólogo em Gestão Ambiental, Técnico Químico, Consultor Galvanotécnico e Ambiental, atua no setor de tratamento de superfícies há 37 anos, de “A” a “Z”, com análise e otimização de processos galvânicos, redução dos custos da produção, formulações de processos especiais, desenvolvimento de equipamentos especiais que incorporam inovações tecnológicas (linhas automáticas e manuais), ETE’S compactas, inovação tecnológica de antigas patentes em tecnologias como: eletrocoagulação-flotação de alta eficiência, resinas de troca iônica, electrowinning, sistema de eletrodeposição em bateladas sem geração de efluente, tambores rotativos especiais, filtros, etc. Na área ambiental atua em projetos para atendimento de estudos, planos e programas ambientais requeridos nos procedimentos de licenciamento ambiental, especialmente direcionados para produção mais limpa e galvanoplastia sustentável no setor galvanotécnico. 

Contato: pdearaujo64@gmail.com

 

Leia nos Links abaixo artigos publicados na Revista Tratamento de Superfície da ABTS 

B8 Comunicação e Editora

A B8 Comunicação desenvolve projetos editoriais completos, desde a concepção até a publicação. Nosso trabalho envolve a criação de projetos gráficos, coordenação de pautas, reportagens, entrevistas, produção e edição de textos, serviços fotográficos, edição de imagens, diagramação, editoração eletrônica, pré-impressão e comercialização de espaços publicitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Related Posts

SOMOS PROFISSIONAIS DIGITAIS CERTIFICADOS:

B8 Comunicação

Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.

Newsletter

B8 Comunicação, 2018 © Todos os direitos reservados.