EntrevistasMario Casari, mais que um grande profissional, um grande homem

B8 Comunicação e Editora5 meses ago1818 min

A trajetória de Mario Casari e o seu legado à indústria, a MR Plating

Por Ana Carolina Coutinho

Você sabe o que significam o ‘M’ e o ‘R’ da MR Plating? São as iniciais dos nomes de Marcelo e Rodrigo Casari, filhos de Mario Casari, ex-profissional da indústria galvânica que deixou um emprego estável no setor para empreender e ajudar os filhos, recém-saídos da adolescência.

Meu pai abriu a MR para nos ajudar. Eu e meu irmão estávamos com dificuldade de arrumar emprego na época e o incentivamos a abrir a empresa. Mesmo com receio – pois tinha um bom emprego – e também com a saúde um pouco debilitada – pois já tinha tido um infarto -, ele revolveu encarar o desafio e abrir a empresa, no intuito de nos encaminhar, explica Rodrigo Casari.

De lá para cá são 15 anos de sucesso e desenvolvimento.

Em sua vida, Mario teve sua trajetória profissional pautada pela galvanoplastia. Começou lá nos idos de 1968, na Cozinpe, de zincagem, quando atuou na expedição. Passou por diferentes empresas, no administrativo, vendas, técnico, coordenador, culminando como dono de sua própria empresa da área. Não foi a primeira vez que empreendeu. Em duas ocasiões, aventurou-se, pela indústria de confecções, sempre retornando à área química, inclusive se formando como técnico químico, em 1971. Não tinha mesmo medo de desafios e os encarava como pontes naturais para alcançar suas conquistas, realizar seus sonhos com a MR.

Momentos marcantes foram as conquistas durante esses anos todos, o primeiro caminhão, o primeiro cliente potencial, a primeira importação, a inauguração da linha pilto, momentos que estavam realizando seus sonhosconta Rodrigo.

Conhecido pela alegria, e sinceridade, por onde passou, o olhar de ‘dono’ sabia diferenciar os grandes profissionais e apreciava a honestidade, como nos conta João de Melo Silva, que conheceu o Mario em 1991 e desde então trabalharam juntos. Ao fundar a MR, Mario o convidou para coordenação de produção. Vale destacar que a empresa foi fundada com quatro funcionários: o próprio Mario, os filhos e o João, que está lá até hoje. “O sr. Mario não mandava recado, sinceridade era sua principal característica. Também não guardava mágoa alguma e estava sempre levando alegria, era bastante extrovertido. Na parte de trabalho, ele sempre tinha boa vontade para explicar, para que a pessoa entendesse mesmo,” conta João.

Valores principais

Ao ser perguntado por que achava que o Mario trabalhava com ele por tanto tempo, João foi enfático: “Ele reconheceu o meu trabalho, minha honestidade e confiança”. O famoso psiquiatra Jung, discípulo de Freud, diz que vemos nos outros características que existem em nós mesmos. Existem outras teorias, mas esta se encaixa perfeitamente ao sr. Mario. De acordo com seus filhos, o maior ensinamento que ele lhes deixou foi o de serem honestos – e trabalhadores. “Plantando o bem, no final, você irá colher o bem, ele sempre dizia isso”, enfatiza Rodrigo.

Mario Casari era um homem de hábitos simples. Gostava de pescar. “Meu pai era muito caseiro, gostava de assistir filmes, ler, escrever, e seu maior hobby era pescar”, hobby que transmitiu também aos filhos, junto a tantos outros valores. Seu legado, segundo Rodrigo e Marcelo, são as características já pontuadas, o amor ao trabalho, a generosidade do trato, a humildade e a honestidade, qualidades que a MR expressa em sua cultura organizacional. “A MR continuará seu percurso, vamos procurar manter o legado deixado pelo Mario, respeitando nossos clientes, nossos colaboradores, e procurando sempre estarmos atualizados com o mercado e suas tendências”, finaliza Rodrigo.

Mario Casari nos deixou em 15 de setembro, aos 67 anos, a sua alegria e força de trabalho estão na memória de todo o setor e jamais serão esquecidos. 

Em duas ocasiões, aventurou-se, pela indústria de confecções, sempre retornando à área química

B8 Comunicação e Editora

A B8 Comunicação desenvolve projetos editoriais completos, desde a concepção até a publicação. Nosso trabalho envolve a criação de projetos gráficos, coordenação de pautas, reportagens, entrevistas, produção e edição de textos, serviços fotográficos, edição de imagens, diagramação, editoração eletrônica, pré-impressão e comercialização de espaços publicitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

B8 Comunicação

Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.

Newsletter

B8 Comunicação, 2018 © Todos os direitos reservados.