MuralBASF desenvolve nova espuma

B8 Comunicação e Editora3 meses ago3713 min

BASF desenvolve a primeira espuma de partículas baseada em polietersulfona do mundo

  • Protótipos possuem combinação única de propriedades: leve, rígido e forte, altamente resistente à temperatura, retardador de chama
  • Adequado para componentes complexos em carros, aviões e trens

Após dois anos de pesquisa intensiva, a BASF agora é capaz de apresentar protótipos da primeira espuma de partículas do mundo baseada em polietersulfona (PESU). A espuma é caracterizada pela sua combinação única de propriedades: resistência a altas temperaturas, retardamento inerente de chama – e seu peso extremamente leve unido à grande rigidez e força. É, portanto, particularmente adequado para componentes de formato complexo em carros, aviões e trens, que exigem excelentes propriedades mecânicas, juntamente com a capacidade de resistir a altas temperaturas de operação ou de atender aos rigorosos requisitos de retardadores de chama. O granulado expansível PESU é pré-espumado em esferas com baixas densidades entre 40 e 120 g/L e pode ser processado em peças moldadas com geometrias 3D complexas usando tecnologias disponíveis no mercado.

Graças a essas espumas termoplásticas é possível obter novos componentes leves que, comparados com as tradicionais peças termoplásticas, têm melhores propriedades e são uma resposta a tendências como a mobilidade eletrônica na construção automotiva, a modernização de aeronaves interiores da cabina e o aumento dos requisitos de retardadores de chama nos transportes públicos.

Ultrason® E, o PESU da BASF, é um termoplástico amorfo com um perfil de temperatura único: tem uma temperatura de transição vítrea elevada de 225°C e permanece dimensionalmente estável até esta temperatura. Possui excelentes propriedades mecânicas e dielétricas (isolantes), com uso aprovado para aeronaves. Com seu índice de limitação de oxigênio 38, excepcionalmente alto (segundo ASTM D 2863), o material se distingue porque atende aos requisitos para aeronaves comerciais com relação a combustibilidade, baixa liberação de calor e baixa densidade de fumaça (fogo, fumaça, toxicidade) mesmo sem a adição de retardadores de chama, o que significa que é intrinsecamente retardante de chama.

Espuma de partículas para novos componentes leves

No que diz respeito à nova espuma de partículas PESU, isto implica que, apesar da baixa densidade, podem ser fabricados componentes extremamente rígidos e resistentes que tenham excelente estabilidade dimensional a altas temperaturas. As peças moldadas expandidas feitas de um único material oferecem inúmeras vantagens em comparação com as tradicionais estruturas tipo colmeia revestidas com resinas fenólicas: elas oferecem flexibilidade considerável em termos de densidades e formas e, portanto, maior liberdade no design. Há menos etapas de processamento e, portanto, menores custos do sistema. Peças funcionais adicionais, como pastilhas e roscas podem ser integradas nas geometrias complexas. E, por último, mas não menos importante, a reciclagem das peças pode ser facilmente realizada, já que o polímero é de uma única origem.

Ultrason® é o nome comercial da gama de produtos de polietersulfona (Ultrason® E), polissulfona (Ultrason® S) e polifenilsulfona (Ultrason® P) da BASF. O material de alto desempenho é usado para fabricar componentes leves nas indústrias eletrônica, automotiva e aeroespacial, mas também em membranas de filtração de água e em partes que entram em contato com água quente e alimentos. Devido ao seu extraordinário perfil de propriedade, as marcas Ultrason® podem substituir termofixos, metais e cerâmicas.

BASF: experiência única em espumas

A BASF tem uma especialização única em espumas que são usadas com sucesso em vários setores. Em 1951, a empresa patenteou a primeira espuma de partículas de sempre: a espuma branca clássica feita de poliestireno expansível (EPS) – Styropor®. Desde então, ela estabeleceu o padrão para aplicações de isolamento e embalagem e foi desenvolvido no Neopor® de alto desempenho para materiais de isolamento em 1997. A BASF também foi pioneira em espuma de blocos: desde 1964, a BASF produz o material de isolamento Styrodur®, o poliestireno expandido (XPS) para uso na construção. A empresa também apresentou ao mercado outras espumas de alto desempenho: Basotect®, uma espuma de célula aberta flexível feita a partir da resina de melamina termoendurecida para aplicações acústicas, de transporte e limpeza, bem como o Neopolen®, uma espuma de polipropileno ( EPP) com alta absorção de energia e boa resiliência. As inovações mais recentes são Infinergy®, o primeiro poliuretano termoplástico expandido (E-TPU) do mundo, que tem causado sensação na indústria de calçados esportivos, e ecovio® EA, uma espuma de partículas expansível compostável certificada com alta relação de base biológica para transporte embalagem, que contribui para circular a economia.

Para outras informações, acesse: www.ultrason.basf.com/particlefoam

Receba os últimos comunicados de imprensa da BASF via WhatsApp no seu smartphone ou tablet. Inscreva-se no nosso serviço de notícias em basf.com/whatsapp-news.

Sobre a divisão Performance Materials da BASF

A divisão Performance Materials da BASF engloba todo o know-how de materiais da BASF em relação a plásticos inovadores e personalizados sob o mesmo teto. Ativa global em quatro setores principais da indústria – transporte, construção, aplicações industriais e bens de consumo – a divisão tem um forte portfólio de produtos e serviços combinado com um profundo entendimento de soluções de sistemas orientados para aplicações. Os principais impulsionadores de rentabilidade e crescimento são nossa estreita colaboração com os clientes e um foco claro em soluções. Fortes capacidades em R&D fornecem a base para o desenvolvimento de produtos e aplicações inovadoras. Em 2017, a divisão Performance Materials alcançou vendas globais de €7,7 bilhões. Mais informações online em: www.performance-materials.basf.com.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos o sucesso econômico com a proteção ambiental e a responsabilidade social. Os mais de 115.000 funcionários do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio está organizado em cinco segmentos: Produtos Químicos, Produtos de Desempenho, Materiais e Soluções Funcionais, Soluções Agrícolas e Óleo e Gás. A BASF gerou vendas de € 64,5 bilhões em 2017. As ações da BASF são negociadas nas bolsas de valores de Frankfurt (BAS), Londres (BFA) e Zurique (BAS). Para mais informações, visite www.basf.com.

INFORMAÇÕES PARA A IMPRENSA

Lígia Cerdeira13 99760-3311

Bruna Marconi11 3147-7413

basfquimicos@maquinacohnwolfe.com

www.maquinacohnwolfe.com

 

                  

B8 Comunicação e Editora

A B8 Comunicação desenvolve projetos editoriais completos, desde a concepção até a publicação. Nosso trabalho envolve a criação de projetos gráficos, coordenação de pautas, reportagens, entrevistas, produção e edição de textos, serviços fotográficos, edição de imagens, diagramação, editoração eletrônica, pré-impressão e comercialização de espaços publicitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

B8 Comunicação

Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.
Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.

Newsletter

Anuncie Na B8

B8 Comunicação, 2018 © Todos os direitos reservados.