MercadoAssinada parceria de PD&I inédita entre as indústrias do alumínio, automobilística e de transporte, com o IPT

Projeto coordenado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) reúne 14 empresas trabalhando em cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT) Foram assinadas nesta terça-feira, 1º de outubro, em São Paulo, as parcerias de PD&I entre empresas do setor produtivo do alumínio, do setor automobilístico e de transporte, com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Trata-se de uma ação de inovação industrial de abrangência inédita,...
B8 Comunicação e Editora3 semanas ago8 min

Projeto coordenado pela Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) reúne 14 empresas trabalhando em cooperação com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)

http://sender.helpi.com.br/uploads/1569953177.JPG
Tadeu Nardocci, presidente do Conselho Diretor da ABAL e vice-presidente Sênior e líder global de Manufatura da Novelis; Jefferson de Oliveira Gomes, diretor presidente do IPT; Jorge Almeida Guimarães, diretor presidente da Embrapii; e Marcos Vinícius de Souza, subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo (da esq. à dir.). Créditos: Divulgação/ABAL.

Foram assinadas nesta terça-feira, 1º de outubro, em São Paulo, as parcerias de PD&I entre empresas do setor produtivo do alumínio, do setor automobilístico e de transporte, com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT). Trata-se de uma ação de inovação industrial de abrangência inédita, uma vez que reúne 14 empresas produtoras e usuárias de alumínio e uma instituição de ponta em competência tecnológica. É também um exemplo de cooperação que trará capacitação e benefícios a segmentos de peso da indústria nacional.

A iniciativa é fruto da Aliança Estratégica firmada, em fevereiro, entre a Associação Brasileira do Alumínio (ABAL) e a Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii), que designou o IPT, uma de suas Unidades, como executora do projeto. O objetivo é desenvolver um sistema para estudo comparativo de desempenho de juntas de ligas de alumínio em estruturas de veículos automotores e de implementos de transporte. O prazo para a sua execução é estimado em 18 meses.

“O setor automotivo e de transporte é o que mais consome alumínio no mundo. O material é estratégico para termos soluções e veículos mais eficientes”, explica o presidente  executivo da ABAL, Milton Rego. “Tenho certeza de que essa parceria será um exemplo e um marco para indústria nacional”. Presente no evento, o subsecretário de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de São Paulo, Marcos Vinícius de Souza, lembrou que o desenho de parcerias que colocam lado a lado empresas concorrentes trabalhando em cooperação e com o apoio de uma instituição de tecnologia e inovação como o IPT, é um modelo que o governo de São Paulo aprova e promove. “Projetos de alta complexidade e com múltiplos stakeholders geram resultados inovadores”, ressalta.

Para o presidente do IPT, Jefferson de Oliveira Gomes, as parcerias demonstram a confiança da indústria no trabalho da instituição e vão mobilizar a sua força criativa. “Esse será o principal projeto do IPT nos próximos 18 meses”, garante. “Trata-se de um estudo de grande relevância e que se destaca pelo fato de reunir empresas trabalhando de forma coopetitiva”, afirma o CEO da Novelis e presidente do Conselho Diretor da ABAL, Tadeu Nardocci.

Empresas participantes do Projeto

Parceiras

Aethra, Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), Esab, Fiat Chrysler Automóveis (FCA), Hydro Extrusion, Iochpe Maxion, Metalsa, Novelis, Prolind, Randon Implementos e ReciclaBR.

Apoiadoras

Arconic, FSW Brasil e Lord.

Sobre a ABAL

Fórum legítimo do setor, desde 1970 a Associação Brasileira do Alumínio defende os interesses das empresas que atuam diretamente ou dependem da indústria de alumínio. A entidade representa o setor junto ao governo e à sociedade, além de participar de fóruns e eventos relacionados ao negócio de seus associados. Além disso, mantém parcerias com federações e outras associações para ampliar o diálogo com toda a cadeia produtiva. Disseminadora de conhecimento, a ABAL responde pela elaboração de normas técnicas para a cadeia de processos e produtos do alumínio, e contribui com a qualificação profissional por meio de cursos, palestras e seminários em diversas áreas. A missão da entidade é tornar a indústria do alumínio mais sólida, forte e competitiva.

Acesse veja mais informações e fotos

B8 Comunicação e Editora

A B8 Comunicação desenvolve projetos editoriais completos, desde a concepção até a publicação. Nosso trabalho envolve a criação de projetos gráficos, coordenação de pautas, reportagens, entrevistas, produção e edição de textos, serviços fotográficos, edição de imagens, diagramação, editoração eletrônica, pré-impressão e comercialização de espaços publicitários.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

B8 Comunicação

Alavanque seus negócios com as soluções de divulgação da B8 Comunicação. São diversas possibilidades e formatos que se encaixam na sua necessidade de marketing.

Newsletter

Email Marketing by E-goi

B8 Comunicação, 2018 © Todos os direitos reservados.