icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

A mudança é necessária


Palavras da ABTSTS 218 10 de janeiro de 2020 | Por: Portal TS
A mudança é necessária

As principais conquistas do último ano e os ideais e projetos da ABTS para 2020

 

Melissa Ferreira de Souza,

Diretora de Legislação e Normas

 

Acredito que a vida é feita de desafios... Em meu primeiro ano na ABTS cheguei com muitas dúvidas e a principal era sobre qual seria o meu papel junto à associação. Logo no início desse trabalho, diante da publicação da Portaria 240, me confiaram o cargo de Diretora de Legislação e Normas, para que, em nome de todos desse setor, mas principalmente dos nossos associados, eu encontrasse uma alternativa para minimizar os impactos que ela traria. Tivemos um grande trabalho, mas conquistamos a isenção parcial para comercialização de produtos contendo até 30% de ácidos ou bases.

Pode parecer pouco, mas não foi. Se pararmos para pensar, grande parte dos produtos fabricados são provenientes de misturas que contêm ácidos e bases, assim, a isenção, mesmo que parcial, ajudou, e muito, os fabricantes de produtos químicos para tratamento de superfícies.

Continuo em busca de mudanças, novos contatos e novas parcerias, como, por exemplo, a participação da ABTS em conjunto com o CB-43 da ABNT. É importante estarmos juntos nas revisões de normas regulamentadoras dos revestimentos metálicos que compreendam métodos de prevenção à corrosão e tantas outras atividades que alcancem resultados no verdadeiro papel da ABTS: a atuação marcante e fundamental no setor de tratamentos de superfície. Inclusive, recentemente, fomos procurados para participação na revisão da NR-15, sobre atividades e operações insalubres. E, se é importante para os associados, vamos atuar para trazer todos esses benefícios.

Sabemos que o último ano foi marcado por inúmeros acontecimentos, conquistas e dificuldades, mas não podemos deixar de acreditar que há esperança, que precisamos nos reinventar todos os dias, nos unir, para, juntos, transformar nosso País. A ABTS também precisou se reinventar, devido à crise econômica e perda de associados, como já foi dito anteriormente. Começaremos 2020 em outra sede, adequada à nova realidade, mas não perderemos o foco, buscamos sempre a melhoria do nosso segmento.

Para este ano, proponho continuarmos a aproximação com os associados, buscando constantemente atender às necessidades do setor, promovendo cursos, palestras, workshops e também trazendo-os para dentro da ABTS, contribuindo para seu principal objetivo: o crescimento constante do mercado de tratamentos de superfície.

Por fim, lembro a todos que, devido ao grande sucesso da última edição, em 2018, este ano realizaremos o 17º EBRATS (Encontro Brasileiro de Tratamento de Superfícies) e, mais uma vez, convidamos a todos para fazer parte do maior evento do setor e, principalmente, fazer parte da associação.

Desejo muitas realizações e bons negócios!

Acesse o conteúdo original publicado na revista Tratamento de Superfície, edição 218, página 3

Acesse a edição 218 digital | Janeiro 2020

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.