icone Linkedinicone Facebookicone Instagramicone youtube

A Galvanização a fogo teria evitado o desabamento do camarote


Tecnocientífico 23 de janeiro de 2020 | Por: Portal TS
A Galvanização a fogo teria evitado o desabamento do camarote

Foto mostra ferrugem na estrutura do camarote que desabou em Franca, SP —  Foto: Polícia Civil/Divulgação

Nota do ICZ:

A galvanização a fogo, revestimento de zinco fundido no aço, que o protege contra a corrosão, teria evitado o desabamento do camarote, visto o exame pericial, divulgado, 22/01/20, comprovou que a oxidação da estrutura de ferro do camarote foi a razão do desabamento durante o show da dupla Jorge & Mateus e Dennis DJ em Franca SP no dia 21/12/2019.

O ICZ contatará a prefeitura de Franca, o CREA-SP e buscará descobrir o fabricante do estrutura do aço do camarote para propor a galvanização a fogo do aço como solução.

Texto da reportagem:

Laudo do Instituto de Criminalística (IC) aponta que o desabamento do camarote que deixou 22 feridos durante evento com shows da dupla Jorge & Mateus e Dennis DJ, em Franca (SP), foi provocado pelo mau estado de conservação da estrutura e instalação incorreta dela.

O documento foi divulgado pela Polícia Civil nesta quarta-feira (22), destacando que os organizadores do evento e os responsáveis pela empresa que montou o camarote devem responder pelos crimes de lesão corporal culposa e perigo de vida ou saúde de outrem.

Um dos organizadores do evento, o empresário Marcelo Rossato afirmou que entrará em contato com a empresa responsável pelo camarote, mas reforço que a estrutura foi vistoriada e aprovada pelo Corpo de Bombeiros antes do evento.

Segundo o delegado Márcio Murari, o exame pericial comprovou que a oxidação da estrutura de ferro do camarote – e não a superlotação do local – provocou a queda na madrugada de 21 de dezembro do ano passado, no recinto montado no Distrito Industrial de Franca.

"O material utilizado para fixar esse camarote não estava em acordo com as determinações legais. Isso foi a principal motivação: o material já em estágio que não poderia ser mais utilizado. Se tivesse um material adequado, a lotação não teria causado o desabamento", disse.

Os peritos constataram que um pino de travamento “sofreu ruptura” devido ao estado de conservação inadequada. Além disso, ficou comprovado que houve desnivelamento em razão da má fixação, por causa do solo encharcado pelas chuvas na época do evento.

"As estruturas do camarote não estavam em bom estado de conservação, verificando nelas estado avançado de oxidação (ferrugem) recoberto por tinta, mostrando que a mesma não recebeu o tratamento adequado para restituir suas características de resistência mecânica inicial. Esta ação objetiva ocultar da inspeção/fiscalização  degradação das peças estruturais”, diz trecho do laudo.

Ainda de acordo com a perícia do IC, o piso do camarote cedeu próximo ao bar, abrindo um vão de 7,5 metros por 6,9 metros - área aproximada de 51 metros quadrados. Os peritos também constataram que parte da estrutura foi fixada incorretamente com  arames, e não com parafusos.

Camarote desabou em evento com show da dupla Jorge & Matheus em Franca, SP —  Foto: José Augusto Junior/EPTV

 

Fonte: www.g1.globo.com

Download ICZ NEWS Desabamento Camarote Franca-SP

Notícias relacionadas

Este site usa cookies do Google para fornecer serviços e analisar tráfego.Saiba mais.