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6 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise


Oportunidades 14 de janeiro de 2020 | Por: Portal TS
6 dicas de marketing de baixo custo para superar a crise
Aparentemente, ao pior já passou, mas a saga econômica ainda continua, por isso, acompanhe essas dicas valiosas para não deixar de ser visto por seus clientes Autor: Da Redação* Como conquistar novos clientes e retomar as vendas em momentos de crise? Se você acha que reduzir ou simplesmente cortar os investimentos em marketing irá solucionar o problema, você pode estar enganado. Afinal, para conquistar novos clientes (e manter a sua carteira), é necessário se diferenciar no mercado. Sendo assim, é fundamental planejar uma boa estratégia de marketing, estar atento ao cenário mercadológico e também as ações dos seus principais concorrentes. Por esse motivo, separamos 6 dicas de marketing de baixo custo que irão ajudar você na hora de planejar e criar as estratégias de marketing para o seu negócio, e ainda, dar um ”chega pra lá” na crise. Vamos conferir? 1) Antes de tudo, tenha um planejamento de marketing e defina metas Antes de cortar qualquer investimento (ou realizar um novo), defina claramente quais são os seus objetivos de marketing e defina metas que você consiga medir. Se você pretende conquistar novos clientes, manter os clientes atuais, em quanto tempo, etc. Faça um levantamento de todos os investimentos que você faz hoje em dia e avalie se estão trazendo o resultado esperado ou se podem ser otimizados. Com base nisso, defina um planejamento que possa ser seguido sem interrupções, mesmo que isso represente menos verba. E não esqueça: documente a sua estratégia sempre! 2) Invista em públicos específicos Uma ótima opção no momento atual é rever sua estratégia e focar em nichos de mercado, como revistas segmentadas, por exemplo. Estude o perfil dos seus clientes nos últimos meses e veja quem mais se interessou por seu produto ou serviço, de onde estas pessoas vieram (localização) e o que elas possuem em comum (interesses). Baseado nessas informações, defina os nichos e crie comunicação focada neles. Falando em um tom e linguagem mais específica de cada público-alvo, ele tende a se identificar mais com sua empresa e o seu resultado tende a ser melhor, com um custo menor. 3) Economize na hora de produzir materiais Em vez de cotar diretamente com fornecedores como gráficas, conte com o suporte de uma agência de comunicação, marketing ou bureau de mídia para poder reduzir custos. Devido ao grande volume que negociam, agências quase sempre consegue garantir melhores preços para os clientes na produção de materiais e mídia. 4) Reforce sua presença digital Uma ótima forma de conquistar a atenção, manter contato com clientes e até mesmo gerar leads, é através das redes sociais. Use-as, mas não abuse! O principal é manter um bom relacionamento com o seu público, oferecendo informação que seja útil e relevante para ele e não somente divulgar produtos e serviços da sua empresa. Tenha uma linha editorial definida, crie posts com regularidade e fique assim sempre em evidência para o potencial cliente. Pesquisas apontam que pessoas que “curtem” ou “seguem” marcas nas redes sociais tendem a consumir delas muito mais do que de marcas que não acompanham. Agências de comunicação também podem ajuda-lo nesse sentido. 5) Retrabalhe sua própria base de clientes atuais Muitas empresas não fazem uso de uma riqueza que possuem: a lista própria de clientes. Oferecer um produto novo, um upgrade de categoria ou um serviço agregado a alguém que já conhece a sua marca e já possui um laço com você pode ser muito mais eficaz (e mais barato) do que garimpar um cliente novo. Como já dizia o célebre consultor de marketing norte-americano Philip Kotler: “conquistar um novo cliente custa de 5 a 7 vezes mais que manter um atual”. Em momentos de crise, consultar a sua lista de clientes pode lhe fazer enxergar diversas oportunidades e, quanto mais você conhece os seus clientes, melhor sabe que produto ou serviço é mais adequado a ele em determinado momento. Fazendo uma ligação ou disparando um e-mail personalizado, você pode garantir receita nova com um cliente antigo. 6) Crie novos canais de comunicação e atendimento O consumidor muda o tempo todo e as empresas devem mudar com ele. Fique atento ao perfil do seu público-alvo e crie canais de comunicação de acordo com suas preferências e necessidades. Hoje, por exemplo, muitas pessoas preferem entrar em contato através do WhatsApp a qualquer hora do que ligar dentro do horário comercial para a empresa. Esteja atento a todas as possibilidades e pontos de comunicação para não perder vendas. *Texto adaptado do original, disponível em: www.marketinganalitico.com.br

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